O que é pom.xml…

Recentemente trabalhei em um projeto que foi necessário o uso de uma biblioteca java, porém, o .jar disponibilizado não continha todas as funções que eu precisava, com isso, tive que baixar o código fonte da biblioteca para poder fazer as modificações que eu precisava e depois gerar um .jar para usar no projeto, foram aí que os problemas
começaram….

Assim que terminei de clonar a biblioteca do github ( não sabe o que é github? começando do começo ), abri as classes que eu precisava fazer as alterações e as fiz, não levei 5 minutos. Alterações salvas, vamos mandar a ide gerar o meu .jar, tive algumas centenas de erros =/

Não estava entendendo muito bem o que estava acontecendo, mas a principio pareciam dependecias, se eu baixei o código fonte da biblioteca, como ela pode ter dependecias? ( Pensando…. ) e fiquei nisso por um bom tempo, por fim, resolvi pegar os arquivos de classe e joga-los um a um para o meu projeto, vai que dá certo rsrs

Continuei com os mesmos problemas nas dependencias, porém, em um copia e cola de arquivos avistei um arquivo chamado pom.xml, nunca tinha visto um arquivo com esse nome, logo, googlei…

mantle-asf

Depois de alguns minutos de pesquisa descobri uma ferramenta chamada apache maven, ela é responsável por este tipo de arquivo, e também descobri que o mesmo funciona como um gerenciador de dependencias, facilitador de build de projetos java e de configurações também (no arquivo pom.xml são guardadas as dependencias, a ferramenta maven usa o arquivo como um manual de instruções para saber o que fazer).

O maven inicialmente é usado em linha de comando, mas grande parte ( se não todas ) das IDEs possuem um plugin para utilizar o Maven.

Na situação que citei acima eu utilizei o via linha de comando, visto que, só precisava baixar as dependencias e compilar as classes que já estavam no meu computador, gerando assim um .jar que utilizei em um projeto Android.

No futuro irei fazer um tutorial sobre a biblioteca que utilizei, pois, ela também é de grande ajuda, visto que, não encontrei na internet soluções muito melhores em java para resolver o problema em questão. Abaixo deixo links do site oficial do Maven, assim como tutorial para utilizá-lo via linha de comando e conteúdos que falam melhor sobre o mesmo:

Site Oficial
Explicação Resumida
Começando Projeto Java Com Maven
Configurando Para Usar Linha de Comando e Mais

Deixe um comentário

